Bateria demora a carregar

7 Julho 2019
1
0
1
Lisboa
Boa tarde Exmos Senhores,

O meu Xiaomi Mi 5 (tem mais de 2 anos) deixou de carregar rápido. Está a demorar muito tempo a carregar. E se estiver a mexer nele enquanto está a carregar, a bateria não aguenta e começa a descer. Será que a bateria está viciada? Quanto custa mudar a bateria?

Obrigado.
Cumprimentos.

23 Outubro 2017
2
0
1
Porto
Bom dia Tiago Simões.
As baterias actuais praticamente não viciam, têm X ciclos (exemplo 1000 carregamentos) de carregamentos e ao longo do tempo vão diminuído a capacidade de carga, conforme a forma como os tratámos.
Um dos erros que cometemos é estar a utilizar o telemóvel enquanto o carregamos, estamos a diminuir a longevidade da bateria, porque ao carregar as baterias de lítio também aquecem, aumentando muito mais a temperatura devido a estarmos a puxar pela bateria, pelo processador, pelo hardware, não existindo ventoinhas ou placas de arrefecimento para diminuír ou dissipar o calor. As baterias de lítio são muito sensíveis ao calor, diminuimos o ciclo de vida delas, carregando e estando a usar.
Outro aspecto é deixarmos a bateria chegar ao ponto de desligar, muitas depois não arrancam. Outro aspecto é até carregarmos até aos 100% e ficarem horas a receberem carga, aquecem imenso o que destrói a bateria (alguns smartphones actuais têm um sistema no carregador e na placa secundária de carga do smartphone que bloqueia a continuação do carregamento, para proteger a bateria e o smartphone).
Com estes dias de temperaturas mais elevadas , conjugando com o facto de usares o smartphone enquanto carrega, com o facto de essa bateria já ter mais de dois anos (elas não têm uma vida útil...), como os nossos carros as baterias não duram para eternamente.
Devíamos carregar a bateria entre os 15% e os 90%.
Agora vem a praia e as baterias sofrem muito expostas ao calor ☀, muitas nesta altura do ano entregam a alma ao criador.
Tens de ver se pode ser da placa de carga, experimentar outro carregador com as mesmas especificações.
Experimenta deixar o telemóvel 6 horas sem carregar, desligado sem nenhuma carga (ligas e desligas até ele não ter carga para dar o mínimo sinal) , só ligas após esse período, e carregas até aos 100% sem o usares, num local fresco e arejado, sem capa, caso a tenhas.
Depois de atingir os 100 % reinicias as vezes que for necessárias, até ele ligar e estar com a carga nos 100 %, qualquer valor abaixo dos 100 % continuas a reiniciar, para ver se ela se reajusta.
Imagina, estás a carregar grades de cerveja , outro colega, não te deixa descansares dá-te mais caixas, ou chegas a um ponto de exaustão, ou com o tempo, o corpo vai ressentir-se do excessivo desgaste, é o mesmo com as baterias.
Eu joguei futebol ⚽ profissional durante 15 anos como sénior fora os anos da formação, foi excessivo para o meu corpo e para qualquer um de nós atleta de competição, 3 anos atrás sentia umas dores no joelho, fui a um amigo ortopedista e ele disse-me a seguinte frase "Como psicólogo nesta altura da vida terias percorrido 300000km nessas articulações mas como atleta de alta competição percorreste 800000km, não há milagres, as cartilagens desgastam-se, são como pneus dos nossos carros com os km"
Actividade física faz muito bem, mas desporto de competição faz mal!
Em que zona do país resides?
A bateria é barata, não mais de 15 euros (mas deveria ser numa loja de confiança, onde um amigo meu compra uma bateria de qualidade, nada de invenções) , o problema é desmontar é montar devidamente, perceber se é só da bateria...
Eu tenho um Xiaomi Mi Redmi note 3 Pro, com 3 anos e 4 meses em que a bateria tem uma carga de 86 por cento, mas trato dele com carinho, e tenho um Xiaomi Mi Max 3 que uso como tablet que terá de fazer o mesmo percurso, espero...
Deixo aqui o link da minha página de Facebook para uma se for necessário alguma explicação é mais fácil por pelo messenger.

https://www.facebook.com/joaquim.oliveira.758737

Cumprimentos, a todos os que estão a tentar ajudar e aos os que poderão à posterior ajudar.