Tutorial Flashar Miui Portugal, Telemóveis Novos E Velhos

• Para partilhar um tutorial, deverá seleccionar a Tab de recursos e escolher a categoria "Tutoriais".
    Assim os utilizadores podem valorizar mais a partilha.

hitardo

Membro Sénior
17 Junho 2014
1,033
893
113
Boas pessoal,

Tenho neste momento a xiaomi.eu_multi_MI3WMI4W_8.9.13_v10-6.0 instalada no meu MI4 sobre a ultima global stable existente.
A minha duvida é que queria ter uma instalação limpa, que esta levou varios updates e queria saber se posso efetuar a instalação direta da xiaomi.eu efetuando todos os wipes (cache/system/data) no TWRP e dps install... isto é sem, ter a global de base, que instalei na altura via mi flash.
Entretanto saiu a Miui10 China Stable, a única que stable da Miui10 que vai sair para este telefone possivelmente, compensa flashar esta 1º e depois por cima meter a ultima xiaomi.eu? Fico na duvida se as roms xiaomi.eu funcionam em standalone ou são so customizações e se precisam de ter outra "oficial" por baixo.

Thks

Pedro
A Xiaomi.eu é baseada na ROM China.
Portanto, aconselho a flashar a ROM China Stable por fastboot.
Depois, flashar a ROM Xiaomi.eu por recovery.

Desta forma, terá um telemóvel limpo.

23 Maio 2016
22
2
13
Lisboa
4 minutos atrás
Boa tarde Hitardo,

Obrigado pela info, mas não é possivel limpar apenas por TWRP? tenho sempre de flashar inicialmente por flashboot via MIFlash? Nunca percebi bem a necessidade deste passo, nos outros telefones, era fazer os wipes todos e install da nova ROM...
Não posso fazer Wipe cache, data, internal, system e depois instalar a ROM pretendida? Há quem fale de fazer um reboot da recovery após os wipes e so dps fazer o install, outros falam num lazyflasher, já estou completamenete perdido...

Obrigado

Pedro

hitardo

Membro Sénior
17 Junho 2014
1,033
893
113
Não posso fazer Wipe cache, data, internal, system e depois instalar a ROM pretendida? Há quem fale de fazer um reboot da recovery após os wipes e so dps fazer o install, outros falam num lazyflasher, já estou completamenete perdido...
Obrigado
Olá Pedro,

Desculpa a resposta tardia.

Sim, podes fazer.
Todavia, recomendo sempre a fazer flash por fastboot. Sempre!
Pois, especialmente quando se troca de versão (Global para China; Xiaomi.eu para MIUI.it; ou outra), ficam "restos" dessa ROM na partição do system.
Além disto, há coisas (e.g. tabela de partições) que são tão profundas, que não chega apagar a partição do system. Só um flash pelo Mi Flash é que irá realizar.
Daí defender tanto isto, e ter elaborado o tutorial.

Alerto para, no Mi Flash, selecionares a opção "Clean all" e NÃO a opção "Clean all and lock", no canto inferior direito.
Para evitar o lock do bootloader.

Depois é flashares a TWRP, que no Mi 4 é do mais simples possível.
O que referiste (reboot da TWRP para a TWRP) só é necessário nas versões mais recentes do Android.
Na 6.0 Marshmallow - onde o Mi 4 ficou preso - não é necessário fazer, pelo menos pelo que sei.

Bons flashes!

hitardo

Membro Sénior
17 Junho 2014
1,033
893
113
Ola Hitardo,
Infelizmente o Mi4 esta' limitado a ROMs, no entanto neste link poderás encontrar a lista dos MIUI 10 China Stable ROM Download Links para vários modelos, se te for útil.
http://en.miui.com/thread-3832465-1-1.html

Aproveito para perguntar se conheces alguém no Algarve que me poderá ajudar a flashar o meu Mi4.
Cumprimentos
Obrigado pela dica.

Mas, para além de ser uma versão antiga, não tem para todos os modelos.
Confesso que estou a ficar cansado da Xiaomi não corrigir os links das ROMs fastboot, e do fórum em geral.

Em relação à tua questão, não, no Algarve só conheço o Roberto Jorge (do Youtube), e ele é muito ocupado.
Lamento.

De qualquer forma, faz tu.
O tutorial é detalhado, e consegues segui-lo ponto-a-ponto sem problema.
Boa sorte!

23 Dezembro 2014
11
6
13
Albufeira
Obrigado por identificares o Roberto Jorge. Sabes como poderei contacta-lo?
Na verdade tenho todo o tempo para esperar já que este upgrading não me e' tao necessário.

Como indico no meu outro post (https://www.miuiportugal.pt/forum/threads/aquisição-unpacking-e-primeiras-impressões-mi4-16gb.3969/), a minha Mi4 tem sido uma bomba mas não suporta algumas aplicações do Playstore o que me tem obrigado a instalar APKs mais antigas com menos captabilidades.
Encontrei este problema depois de obter camaras de segurança. Creio que a Google só disponibiliza aplicações que satisfaçam a maquina que temos fazendo uma busca Wi-Fi (espião) ao que existe na nossa casa. A Mi4 com um OS da MIUI Chinesa suporta apenas network-bands da China. O soft de algumas camaras usa essas bandas para seguridade privada e dai alguns deles não serem compatíveis. A versão MIUI Global e EU usam global network bands, por tanto melhor para Portugal.
Na verdade esta e' a única diferencia de destaque entre os ROMs da Xiaomi, alem da língua. o ROM Chines e' o mais completo mas só possibilita o Inglês como língua de OS. O ROM EU e' a copia do ROM Global (varias línguas) mas esta' dedicado as línguas Europeias. Segundo parece, não tem anúncios mas esta' sujeito a revisões chatas automáticas.

Gostava de saber a razão do teu interesse pelo ROM chines. A lista no meu link acima e' de 2018, por tal de Stable ROMs. O mais recente de 2019 e' ainda uma versão Beta.
Cumprimentos

hitardo

Membro Sénior
17 Junho 2014
1,033
893
113
Eu prefiro a ROM Xiaomi.eu.
Melhor desempenho, bateria, e experiência (sem anúncios).

Porque - ao contrário do que disse - a ROM Xiaomi.eu é baseada na ROM Chinesa, mas acrescenta várias melhorias para a Europa: notoriamente GPS, mas tem várias melhorias na ROM, nas aplicações da Xiaomi, e não instala aplicações sem sentido.
Então, preciso da ROM China Stable para ficar com o telemóvel limpo (pois é uma ROM a flashar por fastboot), para depois flashar a ROM Xiaomi.eu.

Que seja do meu conhecimento, o Mi 4 tinha mesmo diferenças de hardware entre a versão Chinesa e Global.
Então, as diferenças na ROM não irão habilitar novas bandas 4G.
As diferenças são do SoC - que até poderão envolver apenas diferenças de firmware - mas não são solucionáveis com uma simples mudança na ROM.

Respondendo à sua questão: o Mi4 tem 5 anos (julho de 2014), o que o torna antigo.
Não só corre uma versão do Android muito antiga (Android 6, vs. Android 9, e agora o 10), como o seu hardware é fraco para os standards de hoje.
O SoC é de 32 bit, a arquitetura está mais do que ultrapassada, e não está otimizado para o que hoje as aplicações e Sistema Operativo precisam.
Portanto, recomendo o upgrade de telemóvel.

23 Dezembro 2014
11
6
13
Albufeira
Ah Ah Ah! Lol :):):)

Isso e' o que a minha mulher também diz, mas tudo e' velho em mim e algo novo iria destoar o restante.
Vou seguir o seu conselho anterior e tentar flashar o MIUI 10 China Stable ROM V10.1.1.0.MXDCNFI próprio para o Mi4 e Mi3.
Aqui esta ele para quem o quiser;
http://en.miui.com/thread-5459305-1-1.html

Ainda mais um assunto;
Instalei a ADB, Fastboot and Device Drivers no meu win7 PC para identificar o status do Bootloader no Mi4 mas não encontro o file onde as drivers se encontram para poder entrar o comando fastboot devices, apartir do Windows prompt. Qualquer folder na mesma driver serve?

hitardo

Membro Sénior
17 Junho 2014
1,033
893
113
Ainda mais um assunto;
Instalei a ADB, Fastboot and Device Drivers no meu win7 PC para identificar o status do Bootloader no Mi4 mas não encontro o file onde as drivers se encontram para poder entrar o comando fastboot devices, apartir do Windows prompt. Qualquer folder na mesma driver serve?
Deve instalar o ADB e Fastboot em "system wide", ou seja, de forma a ser acessível em qualquer ponto do sistema.
Depois, deverá abrir a linha de comandos (ou o Windows PowerShell) e colocar o comando "fastboot devices".
O seu Mi 4 deverá aparecer logo, caso esteja conectado ao PC, com o modo fastboot ativo.

Mas digo-lhe muito sinceramente: não é seguro utilizar um telemóvel tão antigo, especialmente se navega muito na internet com esse telemóvel.
Para além de não ser fiável andar com um telemóvel que já teve tantos ciclos na bateria.
Eu dei o mue antigo à minha mãe, e na próxima semana deverei comprar o Redmi 7 para ela, pois o Mi 4 já não é suficiente. E a minha mãe não é muito exigente, mas o telemóvel já é demasiado antigo, e tem muitas horas de funcionamento.

23 Dezembro 2014
11
6
13
Albufeira
Obrigado pelo conselho. Eu creio que estou ao nivel da sua mae. Para nos uma maquina mais antiga nao faz mal a saude. Torna-se normal para nos ter gadgets mais velhinhos.
Relativo as drivers (ADB e Fastboot) estao instaladas num folder com o nome "Platform tools" na diretoria C: Users/. Verifiquei que nesta diretoria o "Windows PowerShell" abre o programa com o commando "fastboot" mas nao reconhece o commando "devices", mesmo entrando este separadamente numa outra linha. A Mi4 esta ligada ao computador e tem USB em debugging e esta a ser reconhecida tanto pelo PC como pela MI Suite (esta abre automaticamente quando ligo a camera ao PC).
PC Suite nao abre os files da Mi4 dizendo que a versao do MIUI e' velha. No entanto permite fazer flashing directamente caso esteja na posicao de fastboot e tenha no root da Mi4 o devido zip upgrade no folder downloaded_rom.
Sinto me tentado a utilizer este processo ja que poderei sempre retrocer o assunto voltando ao inicio pos um rebooting. Sera que arrisco alguma falha?
Cumprimentos

hitardo

Membro Sénior
17 Junho 2014
1,033
893
113
Obrigado pelo conselho. Eu creio que estou ao nivel da sua mae. Para nos uma maquina mais antiga nao faz mal a saude. Torna-se normal para nos ter gadgets mais velhinhos.
Relativo as drivers (ADB e Fastboot) estao instaladas num folder com o nome "Platform tools" na diretoria C: Users/. Verifiquei que nesta diretoria o "Windows PowerShell" abre o programa com o commando "fastboot" mas nao reconhece o commando "devices", mesmo entrando este separadamente numa outra linha. A Mi4 esta ligada ao computador e tem USB em debugging e esta a ser reconhecida tanto pelo PC como pela MI Suite (esta abre automaticamente quando ligo a camera ao PC).
PC Suite nao abre os files da Mi4 dizendo que a versao do MIUI e' velha. No entanto permite fazer flashing directamente caso esteja na posicao de fastboot e tenha no root da Mi4 o devido zip upgrade no folder downloaded_rom.
Sinto me tentado a utilizer este processo ja que poderei sempre retrocer o assunto voltando ao inicio pos um rebooting. Sera que arrisco alguma falha?
Cumprimentos
Por favor, utilize este:
https://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=2588979

Diga que quer instalar "system-wide", através da tecla "y", de "Yes".
Desta forma, os comandos "adb" e "fastboot" irão funcionar em todas as pastas.

Pode utilizar o Mi PC Suite.
Mas as minhas experiências com ele são más, apesar de ser oficial.
Mas, confesso, já houve uma vez que me salvou um telemóvel!

Eu utilizo, gosto, e recomendo o Xiaomi Tool, disponível aqui: https://www.xiaomitool.com/
É muito intuitiva, e parece-me ser uma boa escolha.

Se tiver alguma dúvida, diga.