Lançamento Xiaomi Mi5

camufix

Membro Sénior
12 Outubro 2012
530
473
73
Aveiro
Mi5: Primeiras impressões
Design, estabilização de imagem e processador.

Antes de mais, podem encontrar o artigo original aqui por Nimish Sawant em 25 Fev 2016.

Finalmente chegou o tão anunciado flagship para 2016 da Xiaomi o Mi5. As vendas vão arrancar a 1 de março na china, sendo que não existe ainda data para os restantes mercados, nomeadamente a India e o Brazil.

Preços do equipamento

- Mi 5 - 32 GB Memória interna;
- 3 GB RAM;
- Dual-core 1.8 GHz Kryo & dual-core 1.6 GHz Kryo ;
- RMB 1999 - 278€ (apx. e sem custo transporte).

- Mi 5 - 64 GB Memória interna;
- 3 GB RAM;
- Dual-core 2.15 GHz Kryo & dual-core 1.6 GHz Kryo;
- RMB 2299 - 320€ (apx. e sem custo transporte)

- Mi 5 Pro - 128 GB Memória interna;
- 4 GB RAM Dual-core;
- 2.15 GHz Kryo & dual-core 1.6 GHz Kryo;
- RMB 2699 - 375€ (apx e sem custo transporte).

O Mi 5 Pro é realmente o flagship da Xiaomi, com specs impressionantes mas não só! Este smartphone vem equipado com uma tampa traseira fabricada em cerâmica enquanto que a versão standard é de vidro... o que é mais frágil mas não fica a perder em nada em questões de estética. As memórias e a o material da traseira são as únicas diferenças em termos de specs entre os Mi5.

Design e construção

Para quem conhece o Mi Note, vai reconhecer algumas linhas deste equipamento, algo que foi confirmado pelo Hugo Barra. A grande alteração foi a alteração nas linhas curvas do vidro 3D, que agora são mais arredondadas para ser mais confortável na mão do utilizador.

Espessura do bicho 7,25 mm, peso 129g e bateria de 3000mAh... Nada mau hein?. Um toque particular neste telemóvel na minha opinião é que não tem a câmara saliente na traseira, o que agradeço aos srs. da Xiaomi.
A implementação da traseira em cerâmica é sem dúvida um pormenor a reter, dado que a cerâmica é mais resistente que o vidro (O meu Mi Note já tem a traseira de vidro partida.....)

Mais pormenores que consegui ler:
- escorregadio.... algo que quem tem smartphones com traseiras de vidro já está habituado;
- leitor de impressões digitais à frente no lugar do botão de home..... acho bem, não gosto do botão enorme nas costas do aparelho;
- os botões continuam a ter luz de fundo... sempre gostei.
- USB Type C;
- Dual SIM, slot de 2x nano SIM;
- Não tem baía de expansão de memória. Mal.......

Display

O Xiami Mi5 vem equipado com um ecrã de 5,15 polegadas FHD, o que na minha opinião em smartphones de 5 polegas é mais que o suficiente. A tecnologia é IPS LCD. Neste ponto não há muito a adiantar a tecnologia e as suas vantagens são mais que conhecidas.

Processador, Memórias e conectividade.

O Mi5 tem 3 versões diferentes como referi:
- 32 GB, 3 GB RAM, Dual-core 1.8 GHz Kryo & dual-core 1.6 GHz Kryo;
- 64 GB, 3 GB RAM, Dual-core 2.15 GHz Kryo & dual-core 1.6 GHz Kryo;
- 128 GB, 4 GB RAM, Dual-core 2.15 GHz Kryo & dual-core 1.6 GHz Kryo;

A RAM é LPDDR4 e para a memória interna UFS 2.0. Todos eles estão equipados com o Snapdragon 820 da Qualcomm que vem equipado com um quad core Kyro a 2,2 GHz e com o Adreno 530 para a gráfica. Ou seja não há rigorosamente nenhum problema a usar este smartphone em termos de fluidez ou rapidez nas aplicações ou OS.

Conectividade!
- 4G+ ou LTE Advanced com suporte para VoLTE.
- Dual sim....
- Wi-fi 802.11ac;
- Bluetooth 4.2;
- GPS com AGPS;
- NFC;
Ou seja tudo que tem direito e mais qualquer coisa.

OS

Vem equipado com o MIUI 7 com Android 6.0... nem vou falar dele.... Isto é o forum da MIUI PT quer dizer....

Camera

Muito bem.... para o MI5 temos nada mais nada menos que a mais recente câmara traseira da Sony modelo IMX298 com 16MP. Chega? Bem... nunca foi utilizada em nenhum smartphone.

Mais specs da câmara: Estabilização de 4 eixos, Suporta deteção AF, DTI (Deep Trench Isolation) que supostamente isola pixel a pixel para evitar perda de luz entre os pixels. Para a câmara das selfies 4MP. ah e faz videos 4K para os interessados.

Bateria

Ora o Mi 5 vem equipado com uma bateria de 3000 mAh o que nos dias que correm não é nada de especial! O que é especial é estar equipado com o QuickCharge 3.0 que em 10 minutos carrega o equivalente a 2,6 horas de visualização de video. Ou seja se colocarem o MI5 ligado uma hora ao carregador ficam a 100%!!!

Conclusão

Preços: Sem concorrência, tendo em conta a qualidade, o suporte e as specs.
Specs: As últimas do mercado! É um verdadeiro flaghip.
Ecrã: FHD e não QuadHD.... mas precisa? Não acredito!
Bateria: Quickcharge 3.0
Linhas: gostos não se discutem. Eu gosto!

Ainda é cedo para tirar conclusões mais aprofundadas... mas muita tinta vai correr!

Mais informações deverão aparecer daqui para a frente! Stay tuned!

Last edited:
15 Outubro 2014
8
12
3
Lisboa
Bastava-me o modelo 32GB mas com esta info sou capaz de ir para o de 64Gb

"All models feature a Qualcomm Snapdragon 820 processor. However, there’s a slight difference in the processor frequency. The entry-level 32GB version features a 1.8GHz Snapdragon 820, while the other variants have 2.15GHz processors."

Agradecimentos: Eduardo Reis and camufix

Weirdpt

Membro Sénior
15 Outubro 2015
114
151
43
Portugal
Sim, também ja li isso da frequencia do SOC ser mais baixa mas... isso não será como medir as ****? Mais psicologico quero eu dizer... Atualmente não se deverá sentir essa diferença enquanto que no bolso sentir-se-á... Podem dizer que futuramente vai dar jeito mas e quem fica com um telemovel mais que dois anos? xD Por isso, daqui a dois anos haverá um soc muito mais potente e aí este deixa de fazer sentido...

Quero eu dizer que estou recetivo a um de 32GB ahah :D

Agradecimentos: Eduardo Reis

efex

Membro Sénior
21 Janeiro 2012
595
360
63
Faro
Pra mim dispenso.
Nada de especial.
Mais um talvez com o bootloader bloqueado.
As ultimas versões da Miui estão cada vez piores.
Começaram a esquecer o utilizador e dedicar-se mais á construção de telefones.
Axo que quando o meu pifar talvez nao volte á xiaomi.

Agradecimentos: Eduardo Reis

loading89

Membro Sénior
4 Dezembro 2014
198
92
28
porto
Pra mim dispenso.
Nada de especial.
Mais um talvez com o bootloader bloqueado.
As ultimas versões da Miui estão cada vez piores.
Começaram a esquecer o utilizador e dedicar-se mais á construção de telefones.
Axo que quando o meu pifar talvez nao volte á xiaomi.
Nada de especial?!
Ok [emoji33]
Versoes da MIUI cada vez piores?
Ok [emoji33]

O que seria especial para ti?!
O que precisas melhor na MiUI?

Agradecimentos: camufix and Eduardo Reis
12 Agosto 2015
569
404
88
Porto
A questão do bootloader bloqueado é simples, solicita-se o desbloqueio, e sou da opinião de que a empresa vai reconhecer que errou ao bloquear o bootloader, e mudar esse procedimento.
Grande máquina. :eek:

Agradecimentos: camufix