POCOPHONE F1 e MIUI 11.0.8 - Pedido de ajuda

12 Setembro 2017
1
0
1
Esmoriz
Recentemente (penso que foi no domingo, 17/05/2020), após aparecer a mensagem que estava disponível a nova versão MIUI 11.0.8, instalei a mesma no meu POCOPHONE F1.
Tenho dois cartões SIM instalados: NOS (telefone profissional) como SIM 1 e MEO (número pessoal) como SIM 2. Acontece que, e só reparei na 2ª feira quando necessitei de efetuar uma chamada, que me aparecia a mensagem: Sem rede móvel I MEO, ou seja não está a detetar o cartão/rede da NOS, apenas o cartão/rede MEO.
Humm... deve ser um problema da rede... espero umas horas... nada...
Bom, deve ser do telefone... Limpeza do telefone (caches e afins)... desligar telefone... esperar uns minutos... ligar telefone e... na mesma!
Mau!... Desligar telefone... abrir a gaveta dos SIMs... limpar ambos os cartões... coloca-los na gaveta (na mesma ordem)... fechar gaveta... ligar telemóvel.... na mesma!
MAU, Maria!... Desligar telefone... abrir a gaveta dos SIMs... limpar ambos os cartões... coloca-los na gaveta (em ordem inversa: MEO como SIM 1 e NOS como SIM 2)... fechar gaveta... ligar telemóvel.... na mesma, com a diferença que passa a parecer MEO I Sem rede móvel... - excluída a possibilidade de algum "defeito" relacionado com a posição SIM 1.
Desligo telemóvel, tiro cartão NOS e experimento-o num Xiaomi Redmi Note 4 e... nada... cartão "morreu"!...

Volta tudo ao estado inicial e faço mais testes: downgrade da versão da MIUI: na mesma... actualização outra vez para a nova versão: na mesma!...
De notar que instalando tudo de novo (factory reset / downgrade) e portanto com limpeza total de todas as aplicações, dados, etc., os dois cartões são reconhecidos como cartão NOS no SIM 1 e MEO no SIM 2.
Cartão NOS morreu mesmo: não faz/recebe qualquer chamada de voz, não envia/recebe qualquer SMS, dados móveis inoperacionais...

Infelizmente (para mim!...) a situação não fica por aqui: Com o cartão MEO consigo fazer chamadas, mas se alguém tentar ligar para mim ouve a mensagem que o número não está atribuído! Consigo enviar e receber SMS, a rede móvel 4G está operacional.

Alguém tem um POCOPHONE e aconteceu algum problema com a ultima atualização?
Alguém tem ideia do que se poderá estar a passar e, mais importante, como posso resolver este problema?

Obrigado desde já!

NOTA: Em anexo uma captura de ecrã do meu telefone com as infos das várias componentes.